Lobo de olho

Quem é o Futebol com Vida, novato entre os rivais do Pelotas na Série A-2

Fundado em 2022 como primeira SAF do Estado, clube de Viamão focado na formação de jovens subiu da Terceirona no ano passado e já faz pré-temporada para a Divisão de Acesso

Foto: Divulgação - FCV - Centro de treinamento fica em Viamão, em área anexa a um resort; espaço está recebendo obras para, com arquibancadas, ficar apto a sediar partidas da segunda divisão gaúcha nesta temporada

Em meio a clubes tradicionais, alguns deles centenários, um novato aparece como adversário do Pelotas na Divisão de Acesso. Fundado em fevereiro de 2022, o Futebol com Vida, de Viamão, subiu no ano passado da Terceirona para a Série A-2 e integra o grupo B, o mesmo do Áureo-Cerúleo. O formato administrativo da primeira Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Rio Grande do Sul conta com investimento europeu e é baseado no desenvolvimento de jovens jogadores.

“Sempre tivemos o objetivo de formar um clube-empresa. Há muitos anos acompanho o futebol europeu e sempre achei muito correta a maneira como eles são dirigidos. O futebol brasileiro está muito distante. Sempre sonhei com essa possibilidade de um acesso rápido e sempre apostei na base, então acabei fazendo um time jovem. Graças a Deus, deu certo”, conta Sandro Becker, 52 anos, fundador e diretor-presidente do Futebol com Vida.

Ex-zagueiro com títulos de Copa do Brasil e Brasileirão conquistados por Internacional e Flamengo no início dos anos 90, Becker virou homem de negócios no esporte. Agenciou, por exemplo, Lúcio, defensor com longa passagem pela Seleção. Os primeiros passos do empresário na administração de um time foram no Três Passos Atlético Clube, o TAC.

O diretor-presidente do clube de Viamão conta que a ideia inicial era implantar o mesmo modelo em Três Passos, “mas o pessoal não compreendeu muito bem”, afirma. Então, surgiu o Futebol com Vida. Sandro Becker cita o auxílio de um parceiro da Alemanha para o projeto. Os treinos do elenco profissional são em um centro de treinamento em Viamão, local onde estão sendo construídas arquibancadas para sediar partidas da Série A-2.

Sandro Becker, ex-zagueiro, fundou o Futebol com Vida há dois anos. Foto: Maythe Becker - FCV


Base mantida e pré-temporada iniciada

Enquanto os demais clubes da Divisão de Acesso costumam apostar na vinculação de jogadores posteriormente emprestados a times que disputam elites estaduais para começar a formação de seus elencos, o Futebol com Vida segue uma linha oposta. Apenas três atletas do elenco responsável pela conquista da vaga na Série A-2 deixaram o projeto. A pré-temporada começou na última segunda-feira, cerca de um mês antes do que pretende o Pelotas, por exemplo.

“A gente está priorizando manter o trabalho feito ano passado. A Divisão de Acesso é muito superior à terceira divisão, mas acreditamos que os meninos vão dar conta do recado”, diz o técnico Jorginho Rolim, 40 anos, integrante do projeto desde o início. Só o zagueiro Léo e os meias Vini e Rafael Gelatti saíram. A média de idade na Terceirona era de 19,3 anos. Agora, não deve passar dos 22. Já são 35 atletas participando do começo da preparação.

“Não vou fugir daquilo a que me propus, que é formar e revelar atletas. A formação do grupo já está acontecendo e fico feliz que todos aqueles jovens com a idade de 20 a 22 anos olham para a gente com a vontade de conquistar um espaço no futebol. Então, nosso grupo será jovem. Essa é a mentalidade nossa como clube e assim seguiremos”, complementa Sandro Becker.

Durante a temporada passada, o Futebol com Vida também garantiu o acesso para a primeira divisão do Gauchão Sub-20. O grupo que disputará a Série A-2 em nível profissional é tão jovem que menos de apenas dez jogadores não terão idade para a competição de base, marcada para agosto. O clube já contratou oito atletas nascidos em 2007 e 2008 para treinar em separado. Depois, eles substituirão aqueles que já terão excedido o limite etário para o Estadual Sub-20.

Enfrentando camisas pesadas

Dos oito clubes do grupo B da Série A-2, apenas o Monsoon tem história semelhante ao Futebol com Vida. O diretor-presidente e o treinador do novato representante da região metropolitana enxergam um desafio, mas veem com bons olhos a oportunidade de figurar em meio a times tradicionais no Estado.

“É um desafio muito grande, já que estamos falando de um elenco jovem buscando uma rodagem e um entendimento maior sobre futebol. [...] Mas o que entra em campo é o formato de grupo, de uma equipe firme, consistente, bem treinada e principalmente organizada em campo. Temos algumas filosofias que seguimos que não vamos abrir mão”, enfatiza Sandro Becker.

Jorginho Rolim não esconde que o objetivo é assegurar a permanência na Série A-2. “A gente tem consciência de que vai ser difícil, pelo fato de ser o primeiro ano enfrentando equipes tradicionais do Estado e que deveriam estar na primeira divisão pelo tamanho e história que têm”, diz, sem deixar de cogitar voos mais altos. “Como no ano passado, se forem deixando a gente ir, a gente vai sonhando também”.

Divisão de Acesso 2024

Grupo A: Passo Fundo, Gaúcho, Veranópolis, Brasil-FAR, Glória, Esportivo, União Frederiquense e Cruzeiro

Grupo B: Pelotas, Bagé, Inter-SM, São Gabriel, Lajeadense, Monsoon, Aimoré e Futebol com Vida

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Titular contra o São Luiz, Pedro Santos fala do momento do Brasil: “Essa evolução era esperada por nós” Anterior

Titular contra o São Luiz, Pedro Santos fala do momento do Brasil: “Essa evolução era esperada por nós”

Próximo adversário do Brasil, Guarany empata em 1 a 1 com o Caxias Próximo

Próximo adversário do Brasil, Guarany empata em 1 a 1 com o Caxias

Deixe seu comentário